terça-feira, 4 de dezembro de 2012

The Unwritten Vol. 6 - Tommy Taylor and the War of Words

Autor: Mike Carey
Artistas: Peter Gross, Michael Kaluta, Rick Geary, Bryan Talbot, Gary Erskine, Gabriel Walta

***

Yo! How's it going?

Deixando o blog completamente atualizado em relação à minha série de quadrinhos favorita na atualidade, hoje trago a vocês a postagem sobre o sexto e relativamente recém-lançado arco de "The Unwritten", igualando Streampunk ao ritmo de publicações da coleção nos EUA. Aqueles que ainda não conhecem as aventuras de Tom Taylor podem acessar a postagem que fiz sobre o primeiro volume do título, "Tommy Taylor and the Bogus Identity", para poder saber mais sobre a coleção que em breve chega ao Brasil pela editora Panini com o nome de "O Inescrito".

Plano de fundo: Convencido de seus poderes mágicos e ciente de como eles funcionam, Tom Taylor está cansado de fugir da Cabala e agora resolve enfrentá-la tête-à-tête. Para isso, Tom, Richie e Lizzie deverão localizar o quartel de operações da organização e invadi-lo em um ataque surpresa, apoiando-se na crença do povo em Tommy Taylor para que Tom possa usar seus feitiços. Em seu caminho, porém, está Pullman, revelado um dos seres mais antigos do mundo e peça essencial no plano que envolve a entidade conhecida como Leviatã. O conflito dos dois, no entanto, está longe de ter um final feliz.

Papum: Alternando o foco do sexto arco de sua coleção entre a vingança de Tom e entradas aleatórias do diário de Wilson Taylor, Mike Carey finalmente oferece resoluções e respostas objetivas (ainda que às vezes abstratas) em "Tommy Taylor and the War of Words", alterando drasticamente o andar da carruagem e esboçando uma redefinição do papel de suas personagens na sequência por vir. Sim, meus caros, isso quer dizer que o arco em questão é o mais longo e mais impactante da série até agora, ainda que não seja tão rico em conteúdo como "Dead Man's Knock" e "Leviathan", por exemplo.

Seguindo de onde havia parado em "On to Genesis", Tom Taylor inicia uma busca implacável pela Cabala e usa todo o seu poder para descobrir formas de derrotá-la. Além de seus habituais amigos, o monstro de Frankenstein também está ao seu lado, ajuda mais do que essencial em seus audaciosos planos. Sendo assim, o que vemos é pela primeira vez um uso irrestrito e direto dos poderes da personagem, manifestados através da inteligente escolha de Carey em ampliar a crença das personagens do universo da história na figura do bruxinho Tommy Taylor, assim concedendo a Tom muito mais poder. Cansado das tragédias que o rodeiam, Tom é direto em seu ataque, mudando o ritmo do enredo de Carey para uma verdadeira montanha-russa repleta de ação. No meio de tanta agitação, contudo, trechos do diário de Wilson (apresentado em "On to Genesis") dão ao leitor uma visão mais ampla do universo montado e até mesmo revelam a origem de Leviatã e do homem conhecido como Pullman. Para tal, desenhistas diferentes foram convocados para cada passagem, e apesar dos diferentes estilos presentes, cada subtrama é enriquecida por tal escolha, estratégia conhecida em grandes coleções como "The Sandman". O que parece um pouco fora de sintonia pela primeira vez, no entanto, é a arte de Peter Gross aqui.

Habituados com um esquema de sombreamento simples e poucos contornos faciais, estranhamos bastante a repentina mudança de Gross em traçar olhos maiores e linhas mais grossas nas expressões de seus personagens. Seus cenários continuam efetivos, vejam bem, mas não há como negar uma grande mudança em seu estilo em "Tommy Taylor and the War of Words", fato que talvez possa ser explicado com o nível impressionante da arte de alguns dos desenhistas convidados para as subtramas do arco. O que ocorre, porém, é que a arte se distancia um bocado do trabalho previamente estabelecido, e ainda que seja muito boa em dadas sequências, parece um tanto alienígena em uma coleção tão uniforme e acaba por causar um leve ar de estranheza, ainda mais quando somada à explicações repetitivas sobre Leviatã montadas por Carey para realmente ter certeza que o leitor esteja entendendo sua mensagem. Sendo assim, o resultado final do sexto arco de "The Unwritten" é muito bom, mas deve um pouco ao extraordinário nível previamente estabelecido pela série, que agora começa a tomar rumos novos e parece iniciar sua segunda fase de conflitos.

Agora 'nuff said. Continuem a seguir o blog e até a próxima!

***

In a nutshell:

- The Unwritten Vol. 6 - Tommy Taylor and the War of Words -
Thumbs Up: revelações potentes e interessantes; objetividade de suas personagens; ação frenética intercalada com subtramas bem estruturadas; presença de desenhistas competentes que engrandecem a coleção;
Thumbs Down: repetição de explicações previamente feitas; nova escolha de traços de Peter Gross parece estranha por vezes;    

Nenhum comentário:

Postar um comentário