terça-feira, 27 de novembro de 2012

The Unwritten Vol. 5 - On To Genesis

Autor: Mike Carey
Artista: Peter Gross

***

Yo! How's it going?

Terminando minha sequência de releituras da série "The Unwritten" para deixar esta página cada vez mais atual, hoje falo sobre o quinto volume encadernado da coleção, "On To Genesis". Daqui em diante minha frequência de postagens sobre as aventuras de Tom Taylor deve cair um tanto, já que agora o blog também acompanha o ritmo norte-americano de publicações, mas foi legal compartilhar em algumas semanas um pouco sobre a série que me conquistou há dois anos. Aos interessados, a melhor escolha para conhecê-la aqui é ler a postagem que fiz sobre seu primeiro arco, "Tommy Taylor and the Bogus Identity". De qualquer modo, aproveitando o título da história aqui abordada, on to business!

Plano de fundo: De volta ao mundo real com uma melhor compreensão de seus poderes, Tom Taylor, novamente acompanhado de seus escudeiros Richie Savoy e Lizzie Hexam, é surpreendido por um leilão de artigos pertencentes ao seu falecido pai. Entre eles está o diário de Wilson Taylor, uma série de textos que ajudarão Tom a entender os motivos por trás de sua criação e o passado sombrio e misterioso de Wilson. Adquirir o objeto será uma tarefa perigosa, contudo, e a Cabala dos Inescritos logo se vê obrigada a colocar em prática seu mais hediondo plano até agora se quiser tirar Tom de seu refúgio: o assassinato de toda e qualquer pessoa com quem o rapaz já tivera contato.

Papum: Começando por seu título duplamente interpretativo, "On To Genesis" tem como objetivo tanto revelar o passado do autor Wilson Taylor para que Tom descubra quais foram os propósitos de seu pai durante sua incomum criação quanto definir a nota e caminho que Tom deve traçar para derrotar seus inimigos. Nessa linha, é a ontogênese (ontogenesis, em inglês) da personagem que é ilustrada, como uma das análises do título bem sugere: um olhar sobre como Tom foi desenvolvido por Wilson desde o início para se tornar o que está prestes a ser. Sob a mesma ótica e com o interessante jogo de alteração entre memórias e realidade realizado por Carey, também vemos a ontogênese da primeira criação de Wilson em um cenário mais antigo, na década de 30, quando o escritor se relaciona com a autora de quadrinhos Miriam Walzer. Merece destaque aqui notarmos como a Cabala passa a se interessar pelo poder dos quadrinhos enquanto histórias potencialmente abrangedoras, referência clara do surgimento da era de ouro da mídia em questão e motivo pelo qual Wilson, naquela época membro do misterioso culto, é enviado até Miriam Walzer com o propósito de eliminá-la. A metalinguagem é óbvia e muito bem elaborada por Carey, contando mais uma vez com a mão precisa de Peter Gross para realizar suas transições temporais e quadros altamente pessoais.

Ainda sobre o título que o arco carrega, a frase "On To Genesis", se escrita separadamente como de fato está, simboliza a transição e sequência na jornada de Tom Taylor até a completa gênese de seus até então latentes poderes, agora completamente desenvolvidos para que o rapaz busque vingança diante dos horrendos crimes cometidos pela organização que o persegue. Sendo assim, "On To Genesis" abre caminho para um mar de conflitos intensos  que deve se iniciar no sexto arco da série, "Tommy Taylor and the War of the Words", que abordarei em breve e com exclusividade aqui no blog.

Diferentemente de seus predecessores, porém, "On to Genesis" não conta com nenhuma história curta em seu término. A ausência de tal é bem sentida pelo leitor, acostumado com a troca de cenário e espantado pelo curto tamanho do quinto arco da série, mas nem por isso chega a ser algo taxativamente negativo. Afinal de contas, com a jornada de Tom pelos diários de Wilson e o novo aparecimento do monstro de Frankenstein em seu meio, o arco contém sim muito recheio e subtramas dignas de manter a coleção "The Unwritten" no topo do mercado editorial de quadrinhos atual. Se você é amante de histórias, não há como ignorar o que "The Unwritten" tem a oferecer à sua curiosa e insaciável vontade de ser transportado. 

Agora 'nuff said. Continuem a seguir o blog e até a próxima!

***

In a nutshell:

- The Unwritten Vol. 5 - On To Genesis -
Thumbs Up: passado de Wilson Taylor revelado; ótimo olhar sobre a criação do mito Tom Taylor; ótima conversação de meios com a apresentação da personagem Tinker, reflexo do crescimento e relevância do mundo dos quadrinhos para a Cabala; drama e aventura na medida certa; desfecho intrigante que promete a verdadeira transformação de Tom em herói;
Thumbs Down: -----

Nenhum comentário:

Postar um comentário