sexta-feira, 10 de agosto de 2012

The Books of Magic: Transformations


Autor: John Ney Rieber
Artista: Peter Gross

***

Yo! How’s it going?

Hora de “The Books of Magic” novamente por aqui. Agora o tópico é o quinto encadernado da série, intitulado “Transformations”. Let’s get started, then.

Plano de fundo: Depois de uma visão que quase lhe custou a vida ao término do arco “Reckonings” (cuja resenha já postei aqui no blog), Molly O’Reilly não sabe ao certo como deve tratar seu relacionamento com Tim. Afinal de contas, em muitos dos possíveis futuros do garoto, Tim acaba por arruinar ou simplesmente destruir a vida de Molly.

Sentindo a hesitação de sua namorada e querendo fazer alguma coisa para não afastá-la dele, dois incidentes inesperados contemplam o garoto. Tim enfim consegue se transformar magicamente em um animal (magia de nível muito elevado), mas acaba por cair nas garras de uma feiticeira tatuadora misteriosa que promete avaliar sua alma por completo. O que ela observar pode mudar o futuro de Tim para sempre, assim como o de Molly, que visita sua avó no interior da Inglaterra e é oferecida uma aposta em um jogo contra uma fada a serviço de Titania e Auberon. O fracasso, no entanto, pode custar a Molly mais do que sua curta vida.

Papum: Sinto que “The Books of Magic” começa a perder sua força no curto e inconclusivo arco “Transformations”. Afinal de contas, não só vemos mais uma extensão do relacionamento de Tim e Molly como não há sensação alguma de que algo concreto foi realmente atingido ao final do volume, ao contrário do que acontecera durante os outros arcos até agora.

John Ney Rieber continua a fazer bom uso de criaturas fantasiosas e místicas em sua narrativa, mas perde-se quando tenta se aproximar das mais humanas desta vez. A análise da alma de Tim e a tatuagem que o garoto recebe como forma de controlar seus poderes são toques criativos e marcantes, assim como a personalidade felina de sua forma animal (um conflito claro entre instinto e razão), mas nada disso é aprofundado ou devidamente explorado no restante do volume, que ainda conta com uma curta e esquecível aparição de Morte (sim, a personagem criada por Neil Gaiman) como uma espécie de bônus para atrair leitores, dada a popularidade da personagem entre os aficionados por quadrinhos.

O pecado maior do arco e de Rieber, no entanto, é simplesmente não finalizar conflito algum. Ainda não temos ideia do que houve ao anjo Araquel ao final de “Reckonings”, e o desafio que deve ser encarado por Molly é simplesmente cortado ao meio aqui, mesmo contendo um bom potencial narrativo e divertidas referências como aquela à canção "Fool on the Hill" dos Beatles. Acredito que tais subtramas devam aparecer no próximo arco, é claro, mas levando em conta o tamanho minúsculo de “Transformations”, Rieber poderia ter inserido tais histórias aqui, com o intuito de fechar pelo menos alguma dessas tramas em particular. “Transformations”, assim como os demais volumes, é um arco encadernado afinal, não uma edição avulsa. O que se espera de volumes assim, portanto, é o mínimo de fechamento para certo conflitos, ainda que saibamos que a história continua e devem haver cliffhangers.

Se há algo que ainda se mantem constante na série, no entanto, é a arte de Peter Gross: contínua e estável, as linhas simples do desenhista continuam a narrar de modo efetivo tanto aspectos verossímeis quanto fantasiosos da série, contrastando com um certo sentimento de preguiça que Rieber começa a demonstrar em sua escrita.

‘Nuff said. Sei que a série “The Books of Magic” não é de muito interesse para a maioria, mas espero que estes textos sirvam pelo menos para atiçar a curiosidade de pessoas que, assim como eu, não se contentam somente com histórias de super-heróis e tem curiosidade de aprender sobre trabalhos diferentes.

***

In a nutshell:

- The Books of Magic: Transformations -
Thumbs Up: boas ideias novas relativas aos poderes de Tim: da animalização de sua personalidade à sua macabra tatuagem; traço constante de Peter Gross;
Thumbs Down: inconclusão de muitas subtramas; falta de um conflito realmente importante durante todo o volume; participação apagada de Morte;

Nenhum comentário:

Postar um comentário