quarta-feira, 25 de julho de 2012

The Sandman Vol. 5 - A Game of You


Autor: Neil Gaiman
Artistas: Shawn McManus, Colleen Doran

***

Yo! How’s it going?

Assim como o que aconteceu com “Gotham Central”, venho falar de uma série de quadrinhos já concluída a partir do último volume de sua saga ao qual tive acesso. Desta vez, porém, refiro-me ao quinto volume encadernado da série “The Sandman”, escrita por Neil Gaiman.

Para aqueles que não a conhecem, “The Sandman” é um dos maiores e mais reconhecidos trabalhos do meio artístico das histórias em quadrinhos. Complexo e lúgubre, delirante e palpável, o surrealismo da saga brinca com os sentidos e hipnotiza com suas ideias, muito mais profundas do que eu ou a maioria das pessoas possa julgar. Afinal de contas, tudo se passa em torno do Rei dos Sonhos: sim, Morpheus, um dos deuses mais antigos e poderosos do mundo da ficção. A ele também cabe a alcunha de “Sandman”, termo anglo-saxão designado ao deus dos sonhos graças ao objeto por ele utilizado para embalar nosso sono: um pequeno saco de areia.
 

Plano de fundo
: “A Game of You” retoma uma personagem conhecida dos leitores de "The Sandman"; ela é Barbie, a mesma mulher infantil e inocente presente na segunda série da coleção, o arco “The Doll's House”. Aqui, no entanto, ela não conta com a presença de seu ex-namorado Ken (sim, é tudo proposital) e habita um edifício em Nova York repleto de figuras estranhas: Wanda, um transexual cujo nome original é Alvin; Hazel e Foxglove, um casal de lésbicas; e Thessaly, estranha mulher de passado misterioso e envolvimento contínuo com bruxaria.

A história tem início quando é anunciado que Cucko está atrás de Barbie. Desconhecido fisicamente por todos, Cucko é uma criatura que habita uma terra de sonhos criada há longas eras, e a qual Barbie, em sua infância, povoara com seres de sua imaginação. Insatisfeito com o prospecto de permanecer na mesma terra por toda a eternidade, Cucko usa George, outro morador do edifício de Barbie, para levá-la ao mundo de sonhos novamente e então dominá-la e estender sua presença ao nosso mundo. O que Cucko não prevê é que uma das habitantes do prédio, Thessaly, busca a criatura implacavelmente, e consegue fazer com que os moradores do prédio despertem antes de caírem no abismo dos sonhos por ele provocados. Para Barbie, porém, já é tarde, e agora ela vaga em seu mundo para encontrar Cucko e achar um meio de voltar para casa. Enquanto isso, no mundo real, cabe a Wanda zelar pelo corpo adormecido de sua amiga em meio a uma Nova York assolada por mudanças climáticas e tempestades violentas, fruto do tabu quebrado pelo ritual lunar de Thessaly para transportar a bruxa, Hazel e Foxglove para o mundo dos sonhos.

Papum: Há muito mais em cada volume de “The Sandman” do que meu intelecto me possibilita analisar. O que posso dizer sobre “A Game of You”, no entanto, é que apesar de o volume abordar uma história que flerta entre o mundo real e o da fantasia, talvez sejam dois mundos de fantasia que estejam descritos no final das contas. Afinal, conversar com os mortos ou fazer rituais lunares femininos não é do feitio de um padrão chamado realidade.

As cenas em Nova York mostram ambientes sujos, repletos de preconceito e um certo ar de irrelevância. Já no mundo dos sonhos, há mais cores e vida, e a impressionante arte de Shawn McManus (responsável por 5 dos seis capítulos do encadernado) consegue passar tal sentimento com muita vivacidade. A presença diminuta de Morpheus, porém, talvez seja o ponto fraco deste volume. A intrigante e misteriosa figura do deus dos sonhos tem aqui sua mais curta participação dentro de um arco de “The Sandman”, limitando-se ao começo e fim da narrativa.

Nomes também ganham muita relevância aqui. Do sugestivo Barbie/Barbara ao conflito Wanda/Alvin, o nome enquanto identidade ganha um olhar diferenciado sob a óptica de Gaiman, sendo um reflexo de suas personagens, e não o contrário. Referências a “Alice no País das Maravilhas” e “Mágico de Oz” também enriquecem a narrativa, que torna-se uma verdadeira jornada dentro de um dos inúmeros mundos que todos nós mantemos inconscientemente. 
 
O grande ponto da história, apesar de tudo, talvez esteja em seu título. “A Game of You”, ao invés de “A Game of Me” ou “A Game of I”, ilustra a necessidade ou até dependência das personagens (e por que não nossa?) de ajuda em suas jornadas. Na história, Barbie depende de Wanda tanto quanto Wanda depende de Barbie, e essa co-dependência é justamente o fator capaz de mover o tear de tramas tanto da história quanto da vida.

Agora ‘Nuff said. Se você já leu “The Sandman” e gostaria de dar sua opinião ou simplesmente criticar a minha, sinta-se a vontade para deixar seu comentário!

***

In a nutshell:

- The Sandman Vol. 5 - A Game of You –
Thumbs Up: camadas de interpretação que fazem uma releitura valer a pena; ótima arte que mescla uma distorção de traços reais com ambientes e situações surreais; trama original que mantem-se fiel ao seu espírito até o fim; preconceito e ignorância explícitos, mas tornados irrelevantes no grande esquema das coisas; contraste de cores que valorizam seus devidos mundos; personagens pouco relacionáveis, mas intrigantes e complexas;
Thumbs Down: talvez a ausência de Morpheus por boa parte do arco;  

Nenhum comentário:

Postar um comentário